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quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Exercício 02 - Conceitos básicos do design

Na aula passada, vimos que é importante o designer utilizar os princípios básicos na hora de elaborar uma peça gráfica.  São eles: CONTRASTE, REPETIÇÃO, ALINHAMENTO E PROXIMIDADE.

No exercício de hoje, você vai elaborar uma publicidade utilizando todos estes princípios de uma vez.

Você deverá:

1 – Criar uma peça publicitária (impressa) para publicação em REVISTA de uma marca de empresa e produto fictícios, utilizando os programas disponíveis no laboratório (Photoshop/Corel);
2 – Após a elaboração da sua peça, você deverá:
a) explicar a sua publicidade (empresa, produto, slogan...);
b) justificar o uso de cada princípio (contraste, repetição, alinhamento e proximidade) na peça elaborada.

ANA CAROLINA:


CONTRASTE: o contraste está presente no fundo com a divisão do espaço em branco e colorido.

REPETIÇÃO: a repetição está na fonte, que estão com o mesmo tipo, cor e sombreamento.

ALINHAMENTO: a imagem e o texto estão alinhados a direita  da página *.

PROXIMIDADE:  as informações relacionadas estão próximas: marca e slogan... endereço e telefone.


ARABEL:

CONTRASTE: usado na cor amarela e na cor marrom destacando o slogan

REPETIÇÃO: as fontes das letras são iguais em todo anúncio

ALINHAMENTO: texto alinhado à direita criando unidade com o slogan

PROXIMIDADE:  informações relacionadas próximas


DIANA:




ALINHAMENTO:  No endereço coloquei centralizado para não ficar confuso. O texto ficou no canto para ficar fácil no entendimento

PROXIMIDADE: Usei no endereço, para ficar fácil da pessoa localizar onde fica a loja.

CONTRASTE: O nome da empresa, colocando fonte e cor diferente para destacar, um fundo com cinza claro, no texto coloquei o nome da empresa em caixa alta.

REPETIÇÃO:  Letras e imagens


EMILIANA:
(A aluna não justificou os princípios utilizados na imagem)



CONTRASTE: fundo claro, título de cor vermelha e texto em azul

REPETIÇÃO: de cores na logo e no título

ALINHAMENTO: texto e título alinhados à direita

PROXIMIDADE:  informações relacionadas próximas


CONTRASTE: fundo claro, título de cor vermelha e texto em azul

REPETIÇÃO: de cores na logo e no título

ALINHAMENTO: texto e título alinhados à direita

PROXIMIDADE:  informações relacionadas próximas


IARA: 



CONTRASTE: A logo com fundo rosa-intenso escrito de branco chama a atenção do público

REPETIÇÃO: mesma fonte

ALINHAMENTO: todo o texto alinhado no canto esquerdo da propaganda

PROXIMIDADE:  informações relacionadas próximas




CONTRASTE: Foi utilizado no fundo (cinza) da peça, com as cores da marca. A boca um pouco mais clara a cor do baton e das letras pra que estas se destaquem.

REPETIÇÃO:  Na fonte e na cor da mesma.

ALINHAMENTO: Slogan logo a baixo da marca para uma melhor fixação. O texto logo abaixo do batom para ilustrar que é uma nova linha de batons vermelhos. A disponibilidade dos produtos abaixo no canto direito porque é onde os olhos param na leitura.

PROXIMIDADE: Marca e texto próximos ao produto para fazer uma linkagem ao mesmo.


LUCIANA:


CONTRASTE: destaque à cor da letra da logomarca e fundo branco para destacar os textos

REPETIÇÃO:  espaçamento entre as letras e tipo de letra nos serviços oferecidos

ALINHAMENTO: slogan centralizado com as demais informações e serviços pontuados e alinhados à esquerda

PROXIMIDADE: informações relacionadas próximas


MARIANA:


A empresa Chocolate fez propaganda para ser veiculada em campanha para o Dia dos Namorados. O produto, o slogan e a imagem reproduzem toda a sensualidade que esta data remete.

CONTRASTE - foi exposto pela cor – marrom e branco

REPETIÇÃO – nas fontes “Ele quer chocolate. E agora? e” Dia dos Namorados – 12 de Junho”

ALINHAMENTO – no texto “Ele quer chocolate. E agora? e” Dia dos Namorados – 12 de Junho”

PROXIMIDADE – nos textos similares. “Ele quer chocolate. E agora? e “Dia dos Namorados – 12 de Junho”

MOACYR:



Moa Toys é um parque de diversões itinerante.

CONTRASTE – as cores utilizadas vão de acordo com as cores da logo, dando um ar de entretenimento e animação a imagem

REPETIÇÃO– as fontes foram utilizadas de maneira a que não carregue a imagem com vários tipos de fontes diferentes.

ALINHAMENTO – agrupamento das informações e disposição da imagem na parte inferior.

PROXIMIDADE – nas informações dos locais das temporadas.


PAOLA:







CONTRASTE: Fundo com tom mais escuro e dando a tonalidade do fundo claro do produto com a letra da propaganda.

REPETIÇÃO: O nome da propaganda em primeiro plano, mais uma vez na publicidade em baixo.

ALINHAMENTO: Onde está o nome da publicidade e depois a propaganda do produto e em conjunto o endereço da loja. 

PROXIMIDADE: É a agrupação onde esta o endereço adquirido por ultimo na publicidade.


PRISCILA:


PROXIMIDADE: Este recurso foi usado no endereço da loja da grife de bolsas Volgan, já que o mesmo se encontram próximos facilitando a visão e gerando uma relação.

ALINHAMENTO: O nome da grife ficou alinhado a direita sendo que o slogan ficou por baixo com uma leve inclinação para a esquerda para dar um visual único e arrojado chamando atenção para a marca, o endereço ficou centralizado já que é uma foto única e assim permite maior visão estética.

REPETIÇÃO: Tanto o slogan como a fonte do endereço são iguais, fazendo assim a repetição.

CONTRASTE: É toda a composição da publicidade como a escolha da modelo o fato dela estar sem roupa e somente com a bolsa significando o poder da marca e os leões dando força a idéia de poder e o uso de cores vivas como vermelho o que acompanha o cabelo da modelo com uma pele branca e o verde floresta um lado selvagem.

RHAVI



Minha publicidade é de uma festa nova que acontecerá na casa noturna The Week no Rio de Janeiro. Ela chama a atenção do leitor com a primeira frase “Um novo conceito de festa está surgindo!” 
Abaixo vem o nome da festa “BUMP” e o slogan “Let your body move” (deixe seu corpo mexer). As
 informações sobre local, data e cidade estão no final da peça junto com o site para maiores informações.




CONTRASTE: O contraste está no efeito que coloquei no nome e no slogan da festa para diferenciá-lo das demais informações.

REPETIÇÃO: Usei a mesma fonte para passar as informações sobre, local, data, site e na chamada no topo da peça. 
nos movimentos da imagem em forma de luz






ALINHAMENTO: Está tudo no mesmo padrão centralizado direcionando a leitura.

PROXIMIDADE: No topo da peça aparece uma chamada para a festa. As informações sobre a data, local, cidade e site estão juntas no final da peça informando o leitor.



A minha publicidade se refere a um restaurante de carater sofisticado e cores sóbrias. 
O preto denota modernidade e status e também causa um efeito de contraste com a logo em, que da um tom de seriedade.

CONTRASTE: as cores pretas com o branco, o preto combinando com a roupa do garçon e servindo de caixa para a logo.

REPETIÇÃO: Os elementos quadrangulares da peça. 
A mensagem nos mesmos efeitos e fonte do slogan

ALINHAMENTO:  
As principais informações se alinhando a direita da peça, enquanto a foto ilustra ocupando a esquerda.

PROXIMIDADE: a mensagem, a logomarca e o slogan dividem espaços proximos para dar a denotação de a mesma mensagem


CONTRASTE – cores q combinam com o fundo, e letras que lembral coisas infantis brincadeiras

REPETIÇÃO -  fontes iguais definindo uma unidade na peça

ALINHAMENTO – fontes  alinhada a direita pra organizar

PROXIMIDADE – trabalho colocado  no  top superior a imagem e próximo para não confundir









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